Aqui vou relatar um problema que passei com um cliente que possui mais de 10.000 usuário ativos no Moodle e que passou por um upgrade.
A moodledata é a pasta de arquivos que são enviados ou criados pela interface do Moodle. Uma vez que é um diretório, ele pode ter um nome diferente e localizado em qualquer parte do servidor.
A moodledata tende a ser uma pasta com muitos arquivos e crescer consideravelmente quando o Moodle possui grande número de alunos. E isso requer mais e mais espaço em disco.
Comecei a fazer testes e colocar a pasta moodledata em uma partição montada no S3 da Amazon usando o s3fs e o resultado foi péssimo. Moodle ficou extremamente lento e impossível de navegar.
Eu achei muito estranho porque várias pessoas haviam dito "coloca no S3 e seja feliz" e eu o fiz e não fique nada feliz. Então comecei a tentar descobrir o porque desta lentidão.
O que acontece é que a moodledata possui todos os arquivos estáticos do Moodle, seu cache, imagens, fotos de usuários, upload e muito mais. E estes arquivos, principalmente os arquivos de cache precisam ser acessados inúmeras vezes quando a página é montada. Então se o acesso aos arquivos é lento, isso reflete diretamente na lentidão do Moodle.
Então tentei aumentar o cache do s3fs e isso gerou duplicidade dos arquivos e mesmo assim o tempo de resposta não mudou muita coisa. E esta solução se mostrou simplesmente um fracasso.
Então percebi, mais uma vês, que muita gente simplesmente "joga" as informações na internet sem sequer testar e analisar os resultados.